Moda: um setor que impulsiona negócios e leva o nome de Minas Gerais mundo afora
A moda mineira é famosa no mundo todo. Diversas marcas já conquistaram o coração de celebridades e o respeito de compradores do Brasil e do exterior. Marcas consolidadas de estilistas genuinamente mineiros como Ronaldo Fraga, Victor Dzenk, Patrícia Bonaldi, Fabiana Milazzo, entre vários outros, levam a riqueza dos detalhes, a criatividade e a qualidade das peças aqui produzidas. E, ao lado destes grandes nomes, uma extensa e complexa cadeia produtiva, que vai da produção das matérias-primas básicas, como os tecidos e o couro, até o acabamento movimenta a economia de todo o estado.
E o melhor espaço para tudo isso acontecer é o Minas Trend, principal plataforma de geração de negócios do setor da moda na América Latina. Prova disso é a história da marca Anne Folle, criada em 2012, pelas irmãs Renata e Ludmila Manso. As estilistas começaram a fazer roupas em casa, um trabalho artesanal, em um formato de ateliê que só atendia com hora marcada.
“Nessa época, o pessoal do Sindvest [Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais] soube do nosso trabalho e recebemos o convite para participar do Minas Trend. Desde então participamos de cada uma das edições do evento, inclusive desfilando”, celebra Renata. Ela contou que já realizou seis apresentações nas passarelas do Minas Trend, além de ter vencido o concurso Ready to Go, em 2013.
O Minas Trend não se limita a promover negócios, ele é uma oportunidade para que as marcas se profissionalizem e se tornem mais sólidas. “Ali marcas iniciam trabalhos, se desenvolvem, prosperam, exportam, fortalecem o nome de Minas fora do estado e para o mundo. Temos uma diversificação de negócios que gera riqueza para toda a cadeia da moda”, explica Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MG) e gestor do Minas Trend.
“Foi no Minas Trend que a Anne Folle aconteceu como indústria, como empresa de moda. Abrimos as vendas no atacado e isso fortaleceu e deu corpo à marca”, lembrou a estilista que ainda faz questão de lembrar que no Minas Trend não fez apenas vendas. “Muita coisa boa nasceu de lá, amigos, parceiros comerciais, fornecedores. Não é só a venda direta, mas todo o processo produtivo do negócio sai fortalecido”, finaliza Renata.
FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/fiemg-industria-com-voce/noticia/2021/07/26/moda-um-setor-que-impulsiona-negocios-e-leva-o-nome-de-minas-gerais-mundo-afora.ghtml